top of page
20191210105556_IMG_9548.jpg

Atividades Práticas

Extração de Pigmentos das Plantas

No laboratório de Ciências Naturais foi feita uma atividade experimental: extração de pigmentos das plantas. Foi uma aula em turnos (quer dizer que cerca de 20 alunos foram divididos, 10 alunos numa hora, e os outros 10 na hora seguinte). Depois cada turno de 10 alunos foi dividido em 3 ou 4 grupos, consoante a escolha do professor. Trabalhámos em conjunto com uma turma do 6.º ano.
Em cada grupo foi entregue uma planta diferente (exceto cerca de 2 grupos que fizeram com a mesma) e começaram a extração de pigmentos de diferentes cores que servirão para corantes.

Pigmentos e cores


Amarelo - Flores de azedas (aglutinador cola branca acrílica e fixador sal)


Vermelho/Laranja - Pimentos vermelhos e laranja, extraídos com solventes orgânicos (éter e álcool) (aglutinador cola branca acrílica e fixador sal)


Vermelho - Beterraba, extraído com solventes orgânicos (éter e álcool) (aglutinador cola branca acrílica e fixador sal)


Vermelho - Morangos, extraído com solventes orgânicos (éter e álcool) (aglutinador cola branca acrílica e fixador sal)


Azul - Couve roxa, extraído com solventes orgânicos (éter e álcool) (aglutinador cola branca acrílica e fixador sal) Adicionado Bicarbonato de sódio (pH básico)


Verde temos três tipos de verde diferentes: Grelos de Couve Portuguesa, relva, ervas daninhas e espinafres, extraídos com solventes orgânicos (éter e álcool) (aglutinador cola branca acrílica e fixador sal)


Roxo - Couve roxa, extraído com solventes orgânicos (éter e álcool) (aglutinador cola branca acrílica e fixador sal)

                                                                                                                                                         André Samora, 8.ºD

Gelatinas de Frutos

O que é a gastronomia molecular? Que ingredientes e técnicas nos permitem confecionar alimentos de forma criativa?
Durante esta atividade os alunos do 1.º e do 2.º ciclo aprenderam sobre os diferentes tipos de algas existentes e conheceram o papel das algas marinhas na confeção de coloridas e deliciosas gelatinas.

"Na minha opinião achei interessante, porque foi uma experiência diferente, que no caso estava boa. Todos os alunos que compareceram participaram na atividade, uns misturavam outros colocavam ingredientes.

Foi giro, diferente, gostei muito!"

Rita Alves, 6.ºA

Isometrias e Pigmentos

AS CORES DO PALÁCIO

A azulejaria é uma das expressões mais fortes da cultura portuguesa, ultrapassando a sua função utilitária e atingindo o estatuto de Arte. O Palácio Nacional de Sintra exibe a maior coleção de azulejos hispano-mouriscos (…) da Europa (…). A azulejaria chegou a Portugal através da cultura árabe presente na Península Ibérica, incorporando novas técnicas cerâmicas e estilos decorativos (…). A visita ao Palácio permite uma visão global deste legado em Portugal (…). Embora a azulejaria seja comum a outros países, em Portugal assume especial importância no âmbito das artes decorativas (…).”

Composição livre a partir de um desenho de pormenor dos azulejos do Pátio Central no Palácio Nacional de Sintra

in https://www.parquesdesintra.pt/parques-jardins-e-monumentos/palacio-nacional-de-sintra/pontos-de-atracao/?t%C3%ADtulo=azulejaria-hispano-mourisca&id=4143 consultado a 20/10/2019

     No dia 7 de novembro de 2019 as turmas do 8.º ano fizeram uma visita de estudo a Sintra no âmbito das disciplinas de História e Português: Palácio Nacional e News Museum.

Durante a visita ao Palácio Nacional, os alunos foram incentivados a fotografar alguns dos azulejos lá existentes.

     Após a visita, em grupo, os alunos do 8.º C escolheram alguns azulejos fotografados e, nas aulas de Matemática, construíram a sua interpretação desses azulejos, utilizando para isso o software Geogebra e mobilizando os seus conhecimentos de isometrias no plano.

     Entretanto, nas aulas de Ciências Naturais, os alunos extraíram pigmentos de algumas flores, legumes e frutas, como: flores de azedas, pimentos, beterraba, couve roxa, morangos, entre outras, com recurso a solventes orgânicos, seguindo o protocolo experimental.

     Finalmente, os alunos pintaram novamente as suas interpretações construídas com o Geogebra, mas, desta vez, utilizando a tinta obtida após a referida extração dos pigmentos.

                                                                                         Sónia Dias, docente de Matemática do 3.º ciclo

Testemunhos dos alunos do 8.ºC participantes da atividade

"Gostámos muito dessa experiência do projeto dos azulejos, achámos interessante, gostaríamos de poder repetir. O que mais gostámos foi quando fomos no Palácio para tirar as fotos dos azulejos. O que queríamos fazer, mas não podemos por estarmos em casa, era levar os meninos do 1.º Ciclo à nossa Escola para pintarem os nossos azulejos."

                                  Jéssica Santos e Maria Tavares

 

"Gostei de realizar o trabalho e de aprender a trabalhar com o Geogebra. Queria realizar o trabalho com os meninos do 1.º Ciclo."

                                                            Karine Jesus

 

"Gostei muito de realizar esta tarefa principalmente por ter trabalhado no Geogebra e pintado com os pigmentos das plantas, apesar da folha ter ficado constantemente molhada. Gostaria de voltar a fazê-lo porque o que fiz com a Karine ficou muito simples."

                                                          Jilssara Pontes

"Gostámos da parte em que pintámos e da parte em que fotografámos no Palácio de Sintra. Não gostámos tanto da parte do Geogebra, mas gostaríamos de pintar novamente."

                                Leonardo Santos e Luiz Santos

 

"Gostei de fazer a atividade, achei divertido principalmente a parte de extrair os pigmentos das plantas e de fazer o azulejo no Geogebra. Gostava de continuar a fazer o projeto com as crianças do 1.º Ciclo."

                                                             David Cunha

 

"Gostei de pintar no papel com as tintas que fizemos em Ciências, mas não tanto quando o papel ficava molhado. Gostava que os alunos do 1.º Ciclo fossem à nossa Escola fazer a experiência."

                                                      Martim Marques

"Gostei muito do trabalho, principalmente quando pintámos com as tintas e recriámos os azulejos no Geogebra. O que menos gostei foi pintar no papel, porque o papel não agarrava bem a tinta e ficava molhado. Gostaria de recriar com as crianças do 1.º Ciclo e de refazer a atividade."

                                                      Rafael Quintas

 

"Gostei do trabalho, foi interessante o facto de fazer numa folha de papel o mesmo que encontrámos no Palácio de Sintra. Não gostei de o fazer no Geogebra, mas gostei de o pintar!"

                                                       Nelson Tavares

 

"Gostámos de fazer as tintas, trabalhar no Geogebra, de pintar os azulejos e sobretudo da ideia de fazermos um desfile de roupas coloridas por nós. Infelizmente não aconteceu devido à Covid19, mas quando a quarentena acabar adoraríamos recomeçar a atividade."

                           Érica Assunção e Érica Rodrigues

 

"O que mais gostei foi de fazer os azulejos no Geogebra e de pintá-los com a tinta feita nas aulas de Ciências, não houve nada de que não gostasse. Estava à espera de poder pintar t-shirts. Gostaria de fazer um projeto semelhante no futuro."

                                                           Tiago Dembo

 

"Nós gostámos de fazer o trabalho, achámos interessante. O que menos gostámos foi quando tínhamos de molhar a folha ou seja, a linha não ficou muito bem. Mas de resto, gostámos muito e está um bom trabalho."

                         Beatriz Fernandes e Mónica Neves

20200601_115202.jpg
20200601_114859.jpg
IMG_20191216_092524.jpg
20200601_111338.jpg

Produção de um Perfume

"No dia 17 de novembro, a nossa turma do 4.ºA da Escola Básica n.º 1 do Laranjeiro, teve a oportunidade de receber um professor de Biologia, que nos veio falar um pouco sobre o mundo das plantas e veio ao mesmo tempo realizar algumas experiências connosco. 

Primeiro estivemos a recordar alguns conteúdos importantes sobre as plantas e só depois começámos as experiências.

Tivemos a oportunidade de plantar salsa e de fazer perfume de Alfazema. Foram duas experiências muito interessantes e enriquecedoras para nós. Na primeira experiência, aprendemos as diferentes etapas da plantação da erva aromática salsa, na segunda, que foi aquela que nós mais gostámos de realizar, aprendemos a produzir o nosso próprio perfume.

Adorámos esta atividade, pois foram muito divertidas e fomentaram a nossa aprendizagem."

Química no Laboratório

     "Começamos por falar sobre Química o quê que ela era, depois o professor Paulo distribui à turma os materiais para fazermos a primeira experiência, chamava-se "ESPUMA MÁGICA" parecia um vulcão, e os seus reagentes eram: bicarbonato de sódio, detergente da roupa em pó, corante alimentar e vinagre. Os seus materiais eram: uma garrafa, uma tina,  um tubo de ensaio, e essa experiência não levámos para casa . Depois o professor Paulo distribuiu outros materiais para fazermos outra experiência chamada "PEGA MONSTRO" que era tipo um silicone e os seus reagentes eram: água, cola, corante, borato de sódio. Os materiais utilizados foram: pipeta, três frascos para guardar os reagentes. O que eu mais gostei foi de fazer o "PEGA MONSTRO"."

                                                                                                                                                            Mariana Alves, 5.ºA

     "Neste dia o Senhor Paulo veio à nossa sala, e fez experiências connosco. Primeiro fizemos a "espuma mágica". Mas a que eu gostei mais foi o "pega monstro" que eu chamo de gosma espacial maléfica."

                                                                                                                                                           Artur Almeida, 5.ºA

    "A primeira experiência foi a "espuma mágica". Era tão mágica que parecia um "vulcão". De seguida fizemos um "pega monstro", foi o que eu mais gostei , mas ele colava muito e era um pouco nojento."

                                                                                                                                                          Matilde Peixoto, 5.ºA

Atividades Laboratoriais

"Nós, alunos do 12º ano da turma A da escola Professor Ruy Luís Gomes, efetuámos no passado dia 5 de Janeiro diversas atividades laboratoriais no âmbito da disciplina de Química A e integradas no projeto "De Zero a T(r)inta!".

Nas experiências executadas inserem-se as seguintes: realização de sabão e de perfume, caviar de chocolate, azeitonas “explosivas”, a eletrólise da água, atividade laboratorial da aspirina e por último a limpeza de diversos metais recorrendo a reações de oxidação-redução.

 

Margarida Grou, 12.º A"

A Dieta das Corujas

     "Nesta atividade aprendemos acerca da dieta das corujas através da observação e análise de egagrópilas, regurgitação das partes que não foram digeridas pela ave, como ossos e pelo. Esta atividade permitiu-nos conhecer melhor algumas das espécies de aves de rapina em Portugal, a sua alimentação, assim como a sua análise permite o estudo de outros animais!"

Lara Prates Nº 15

Manuela Zestrea Nº 18

11ºA

Construçãode uma Espiral de Aromáticas e Tintureiras

Através do Eco-Escolas, em parceria com a Câmara Municipal de Almada e o Clube Ciência à Vista os alunos do CEF de Jardinagem construíram uma espiral, com diversos materiais, no jardim da Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Professor Ruy Luís Gomes. Nessa sequência, os alunos do 5.ºE em conjunto com os alunos do CEF procederam à plantação de espécies vegetais de aromáticas e plantas tintureias, para que futuramente, se possa extrair os seus pigmentos e proporcionar novas atividades.. 

bottom of page